Sílabas

Conjunto de sons que pode ser emitido numa só expiração. Pode ser aberta ou fechada se terminada por vogal ou consoante, respectivamente. Na estrutura da sílaba existe, necessariamente, uma vogal, à qual se juntam, ou não, semivogais e/ou consoantes. Assim, não há sílaba sem vogal e esse é o único fonema que, sozinho, forma sílaba.


Dependendo da quantidade de sílabas, as palavras são classificadas em:


Sequência vocálica
Sequência de sons vocálicos (vogais e/ou semivogais) que pode ocorrer numa mesma sílaba ou em sílabas separadas. As vogais serão as pronunciadas mais fortes, enquanto as semivogais serão mais fracas na emissão e sempre átonas. São três tipos de sequências vocálicas: hiatos, ditongos e tritongos.

aHiatos  sequência de duas vogais em sílabas diferentes. (saúde, cooperar, ruim, creem)

aditongos: vogal e semivogal pronunciadas numa só sílaba. São classificados em:

Ditongos abertos

Os ditongos abertos são assim denominados, pois correspondem à junção de uma vogal aberta a uma semivogal ou vice-versa. Observe os exemplos abaixo:

céu, i-dei-a, boi-a, Co-rei-a, pla-tei-a, pá-tria, a-néis, cha-péu, re-mói, joi-a, pa-ra-noi-a, rói, pai etc.


Ditongos fechados

Já os ditongos fechados correspondem à junção de uma vogal fechada a uma semivogal ou vice-versa. Veja os exemplos a seguir: 
a-mei-xa, ca-ma-feu, co-meu, rou-bo, pou-co, mu-seu, man-tei-ga, a-zei-te, a-foi-to, ter-cei-ro, dentre outros.
Além disso, é importante lembrar que todos os ditongos nasais da língua portuguesa são fechados. Veja:
        pão, mãe, li-mão,a-le-mão, a-do-ção, zan-gão, mão, pe-ão, sa-bão, ma-mão, a-não, pe-ão etc.


                                      Resultado de imagem para imagem ditongos orais e nasais




atritongos: uma vogal entre duas semivogais numa só sílaba. (Uruguai, saguões, enxaguou, delinquem [ueim])
Também podem ser classificados em nasais ou orais, seguindo os mesmos princípios dos ditongos.

Encontro consonantal
Sequência de duas ou mais consoantes, sem vogal intermediária, desde que não constituam dígrafo. Podem ocorrer na mesma sílaba ou não (perfeitos/próprios - pe-dra, cla-ro ou ou imperfeitos/impróprios - por-ta, lis-ta).

aDígrafo
Grupo de duas letras, representando um só fonema. São dígrafos: lh, nh, ch, rr, ss, qu (+e ou i), gu (+e ou i), sc, sç, xc, além das vogais nasais (V+m ou n - chamados dígrafos vocálicos).Os encontros gu e qu ,se forem usados com trema ou acento, não serão dígrafos, uma vez que o u será pronunciado. (quilo ≠ tranquilo, enxágue, averigúe)

Separação silábica

A maneira mais fácil para separar as sílabas é pronunciar a palavra lentamente, de forma melódica.
8Toda consoante precedida de vogal forma sílaba com a vogal seguinte. Atenção m e n podem ser índices de nasalização da vogal anterior. (ja-ne-la, su-bu-ma-no, é-ti-co, tran-sa-ma-zô-ni-ca; mas bom-ba, sen-ti-do)
8Consoante inicial não seguida de vogal fica na sílaba seguinte (pneu-má-ti-co, mne-mô-ni-co, gno-mo).
8Se a consoante não seguida de vogal estiver dentro do vocábulo, ela fica na sílaba precedente (ap-to, rit-mo).
8Os ditongos e tritongos não se separam, porém no hiato cada vogal está numa sílaba diferente.
8Os dígrafos do h e do u também são inseparáveis, os demais devem ser separados. (cha-ve, ne-nhum, a-qui-lo)
8Em geral, os grupos consonantais onde a segunda letra é l ou r não se separam. (bra-ço, a-tle-ta)
8Em sufixos terminados por consoante + palavra iniciada por vogal, há união dessa consoante final com a vogal, não se considerando a integridade do elemento mórfico (bi-sa-vô ≠ bis-ne-to, tran-sa-cio-nal ≠ trans-pa-ren-te).
8As letras duplas e os encontros consonantais pronunciados disjuntamente devem ser separados. (oc-cip-tal, ca-a-tin-ga, ad-vo-ga-do, dig-no, sub-li-nhar, ab-ro-gar, ab-rup-to)
8Na translineação, devem-se evitar separações que resultem no fim de uma linha ou no início da outra vogais isoladas ou termos grosseiros. (i//dei//a, cus//toso, puta//tivo, fede//ral) 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Período Misto

Pré-Modernismo

Orações Subordinadas Adverbiais

Variação Linguística

Segunda Fase do Modernismo