Agente da passiva






agente da passiva é o termo integrante que indica quem pratica a ação de uma oração na voz passiva. É um termo preposicionado, sendo utilizada, por maioria das vezes,  a preposição por ou as suas formas contraídas (pelo, pela, pelos, pelas).

A oração está na voz passiva quando o sujeito gramatical é o paciente da ação, ou seja, quando o sujeito gramatical sofre a ação verbal praticada pelo agente da passiva.

Ex.:
O bolo de banana foi feito pela minha mãe.
Os erros foram seriam corrigidos pelo revisor.
As questões serão elaboradas por mim.

O agente da passiva é geralmente representado por um substantivo ou por um pronome. Em algumas situações, pode ser omitido:

Ex.:
A diretriz foi enviada pela diretora. (substantivo)
A norma foi enviada por mim. (pronome)
O prédio foi vandalizado. (omissão do agente da passiva)

Agente da passiva e a voz passiva analítica

A voz passiva analítica segue, quase sempre, a mesma estrutura: 


sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva.

Na passagem da voz ativa para a voz passiva analítica, o sujeito da voz ativa se transforma em agente da passiva.

Voz ativa: O arquiteto desenhou a planta do edifício.
Sujeito: o arquiteto

Voz passiva analítica: A planta do edifício foi desenhada pelo arquiteto.
Agente da passiva: o arquiteto

Agente da passiva e a voz passiva sintética

A voz passiva sintética segue, também, uma estrutura:


VTD + pronome se (partícula apassivadora) + sujeito paciente


Vede-se casa de veraneio.
Vendem-se casas de veraneio.
Realizaram-se os exercícios.
Entrevistaram-se os candidatos.


Na voz passiva sintética, o sujeito da voz ativa se transforma na partícula apassivadora se, não havendo agente da passiva.

Voz ativa: O arquiteto desenhou o esboço do edifício.
Sujeito: o arquiteto

Voz passiva sintética: Desenhou-se o esboço do edifício.
Sujeito: o esboço do edifício



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Período Misto

Pré-Modernismo

Orações Subordinadas Adverbiais

Variação Linguística

Segunda Fase do Modernismo