ARGUMENTO x CONTRA-ARGUMENTO
Argumentação x Contra-argumentação
A argumentação é um recurso que
tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o
comportamento alterado.
Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.
No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.
No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Há diferentes tipos de
argumentos e a escolha certa consolida o texto.
Argumentação
por citação
Apresentamos no corpo de nosso texto a menção de uma informação extraída de
outra fonte.
A citação pode ser apresentada
assim:
Assim parece ser porque, para Piaget, “toda moral consiste num
sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no
respeito que o indivíduo adquire por essas regras” (Piaget, 1994, p.11). A
essência da moral é o respeito às regras. A capacidade intelectual de
compreender que a regra expressa uma racionalidade em si mesma equilibrada.
O trecho citado deve estar de
acordo com as ideias do texto, assim, tal estratégia poderá funcionar bem.
Argumentação
por comprovação
A sustentação da argumentação se
dará a partir das informações apresentadas (dados, estatísticas, percentuais)
que a acompanham.
Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado.
Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado.
Veja:
O
ministro da Educação, Cristovam Buarque, lança hoje o Mapa da Exclusão
Educacional. O estudo do Inep, feito a partir de dados do IBGE e do Censo
Educacional do Ministério da Educação, mostra o número de crianças de sete a
catorze anos que estão fora das escolas em cada estado.
Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milhão de crianças, ou 5,5 % da população nessa faixa etária (sete a catorze anos), para a qual o ensino é obrigatório, não frequentam as salas de aula.
O pior índice é do Amazonas: 16,8% das crianças do estado, ou 92,8 mil, estão fora da escola. O melhor, o Distrito Federal, com apenas 2,3% (7 200) de crianças excluídas, seguido por Rio Grande do Sul, com 2,7% (39 mil) e São Paulo, com 3,2% (168,7 mil).
Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milhão de crianças, ou 5,5 % da população nessa faixa etária (sete a catorze anos), para a qual o ensino é obrigatório, não frequentam as salas de aula.
O pior índice é do Amazonas: 16,8% das crianças do estado, ou 92,8 mil, estão fora da escola. O melhor, o Distrito Federal, com apenas 2,3% (7 200) de crianças excluídas, seguido por Rio Grande do Sul, com 2,7% (39 mil) e São Paulo, com 3,2% (168,7 mil).
(Mônica
Bergamo. Folha de S. Paulo, 3.12.2003)
Nesse tipo de citação o autor
precisa de dados que demonstrem sua tese.
Argumentação
por raciocínio lógico
A criação de relações de causa
e efeito é um recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no
texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal que pode ser
contestada.
Veja:
Veja:
“O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os desobedientes, cadeia.”
VARELLA, Drauzio. In: Folha de S. Paulo, 20 de maio de 2000.
Para a construção de um bom texto argumentativo faz-se necessário o conhecimento sobre a questão proposta, fundamentação para que seja realizado com sucesso.
A contra argumentação (ou
o contra-argumento) é uma parte fundamental na produção de textos opinativos
sobretudo, dos textos dissertativos argumentativos.
Ao contrário da Argumentação,
utilizada para expressar o ponto de vista do escritor e conferir maior
propriedade nos textos, a contra argumentação apresenta ideais opostas a
argumentação.
Comentários
Postar um comentário
Olá, apreciamos a sua participação. Em breve estaremos lhe respondendo.