Trovadorismo





TROVADORISMO
PORTUGAL

(1189/1198 – 1418/34)


ERA MEDIEVAL

Introdução              
 Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional. Desenvolveu-se em meio ao domínio da Igreja Católica, da visão teocêntrica do mundo (Deus no centro de tudo) e do moralismo religioso). 

Marco inicial 
 O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.

Trovadores 
 Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas).

Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: 
Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.



Dom Diniz

No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: 





*CONCEPÇÃO TEOCÊNTRICA
*SISTEMA FEUDAL






Ç CANTIGA DE AMOR:
a eu-lírico é sempre masculino;

a amor impossível, já que, a mulher é comprometida ou pertence a uma classe social superior;
            
a amor cortês que reflete a hierarquia do mundo feudal: a mulher, sempre inatingível, é a senhora a quem o trovador se dirige em vassalagem amorosa;

a a mesura (contentamento na expressão do sentimento; não divulgar o nome da mulher amada, comprometida e proibida para ele; idealização da figura feminina);

a o refrão é comum, que repete a ideia básica da cantiga, às vezes com ligeiras variações;


Ç CANTIGA DE AMIGO:                                     (na época Medieval amigo = namorado ou amante)

a eu-lírico feminino: o trovador assume o ponto de vista da mulher;

a a mulher sempre se dirige ao amigo, ou à mãe, irmãs, amigas ou algum elemento da natureza;

a inspiração popular, por isso uma linguagem mais fácil;

a coloca em evidencia a importância do amor físico ;

a o refrão também é comum;

Ç CANTIGA DE ESCÁRNIO:  
nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.             

a É a crítica indireta, irônica, mais sutil;

a são sátiras de intenção social ou individual;

a há também cantigas de escárnio em que um poeta critica a obra do outros trovadores ou os próprios trovadores;


Ç CANTIGA DE MALDIZER:  
através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não. 

a apresenta uma crítica mais direta, mais virulenta e mais rigorosa que a de escárnio ;

As cantigas medievais chegaram até nós reunidas em três grandes coletâneas, conhecidas como:

CANCIONEIROS

8 Cancioneiro da Ajuda;                    
8 Cancioneiro da Vaticana;
8 Cancioneiro da Biblioteca Nacional;




Segue, abaixo, a "Cantiga da Ribeirinha", texto considerado o marco inicial do Trovadorismo. Logicamente, na Idade Média a língua portuguesa era bem diferente de como ela é hoje.

Cantiga da Garvaia
No mundo nom me sei parelha,
mentre me for como me vai,
ca ja moiro por vos – e ai!
mia senhor branca e vermelha,
queredes que vos retraia
quando vos eu vi en saia!
Mau dia me levantei,
que vos enton non vi fea!
me foi a mi muin mal,
e vós, filha de don Paai
Moniz, e ben vos semelha
d’haver eu por vós guarvaia,
pois eu, mia senhor, d’alfaia
nunca de vós ouve nem ei
valia dua correa.
E, mia senhor, dês aquel di’, ai!


Vocabulário:
Nom me sei parelha: não conheço ninguém igual a mim.
Mentre: enquanto.
Ca: pois.
Branca e vermelha: a cor branca da pele, contrastando com o vermelho do rosto, rosada.
Retraya: descreva, pinte, retrate.
En saya: na intimidade; sem manto.
Que: pois.
Des: desde.
Semelha: parece.
D’haver eu por vós: que eu vos cubra.
Guarvaya: manto vermelho que geralmente é usado pela nobreza.
Alfaya: presente.
Valia d’ua correa: objeto de pequeno valor.




Cantiga de Maldizer




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