Barroco
BARROCO
(Portugal
1580 – 1756 Brasil 1601 –
1768)
O Barroco no Brasil tem seu marco inicial
em 1601, com a publicação do poema épico "Prosopopéia", de Bento
Teixeira, que introduz definitivamente o modelo da poesia camoniana em nossa
literatura. Estende-se por todo o século XVI e início do XVIII.
Suas
características são:
Ç
NAS ARTES EM GERAL (arquitetura, música, escultura etc.)
avalorização do espírito
aexagero dos detalhes
acores vivas
ajogo de
sombra e luzes
alinhas diagonais, curvas e assimétricas
Ç
NA LITERATURA
Temas: brevidade da
vida; o pessimismo perante a vida; a morte; a religião como alívio às
angústias.
Aborda temas
contrários:
o divino/ o homem;
o Bem/ Mal;
o pecado/ a virtude;
a vida terrena/
a vida eterna;
o sagrado/ o profano;
a busca de Deus/ a ambição humana;
amor
puro/ o pecado;
dúvida/ certeza;
sublime/ grotesco
Ç
NA LINGUAGEM É COMUM:
aantíteses
acomparações
atrocadilhos e inversões
ametáforas
afrases
interrogativas
avocabulário rico e elevado
agradação de palavras
arepetição constantes
aduplo sentido
Ç
AUTORES
PORTUGAL8 Padre Antônio Vieira ( o mais importante); Francisco
Melo; Antônio José da Silva; Pe. Manuel Bernardes
BRASIL8 Gregório de
Matos Guerra ( o mais importante);
Euzébio de Matos; Bento Teixeira; Manuel Botelho de Oliveira; Frei Manuel de
Santa Itaparica etc.
Principais autores
e Obras:
- Bento
Teixeira (1561-1600) - Prosopopéia
- Gregório
de Matos Guerra (1623-1696) - Poesia sacra; Poesia lírica; Poesia satírica
(2 volumes); Últimas
- Manuel
Botelho de Oliveira (1636-1711) - Música do Parnaso
- Frei
Manuel de Santa Maria Itaparica (1704-?) - Descrição da Cidade da Ilha de
Itaparica; Estáquidos
- Padre
Antônio Vieira (1608-1697) - Obra composta de sermões (15 volumes), cartas
e profecias (as principais: Sermão pelo bom sucesso das almas de Portugal
contra as de Holanda; Sermão da sexagésima; Sermão da primeira dominga da
Quaresma; Sermão de Santo Antônio aos peixes; e as profecias: Histórias do
futuro e Clavis prophetarum
Ç POESIAS SATÍRICAS, LÍRICAS e
RELIGIOSAS
TEOCENTRISMO x
ANTROPOCENTRISMO
– O rebusca-mento da arte barroca é reflexo
do dilema em que vivia o homem do seiscentismo (os anos de 1600). Daí as
preferências por temas opostos: espírito e matéria, perdão e pecado, bem e mal,
céu e inferno.Tudo isso gerava a
preocupação com a brevidade da vida (carpe
diem).
POESIA SATÍRICA
A
cada um canto um grande conselheiro,
Que
nos quer governar cabana e vinha:
Não
sabem governar sua cozinha,
E
podem governar o mundo inteiro!
Em
cada porta um bem freqüente alheiro
Da
vida do vizinho e da vizinha,
Pesquisa,
escuta, espreita e esquadrinha
Para
o levar a praça e o ao terreiro.
Muitos
mulatos desavergonhados,
Trazidos
pelos pés aos homens nobres;
Posta
nas palmas toda a picardia.
Estupendas
usuras nos mercados:
Todos
os que não furtam, muito pobres:
Eis aqui a cidade da
Bahia.
POESIA
LÍRICA
A Maria de Povos, futura
mulher
Gregório de Matos
Discreta, e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo a qualquer hora,
Em tua face a rosada aurora,
Em teus olhos e boca, o sol e o dia:
Enquanto, com gentil descortesia,
O ar, que fusco Adonis te namora,
Te espalha a risca trança brilhadora,
Quando um passear-te pela face
Goza, goza da flor da mocidade
Que o tempo trata toda a ligeireza
E imprime em toda flor pisada
Ó não guardes que a madura idade
Te converta essa flor, essa beleza,
Em terra , em cinza, em pó, em sombra, em nada.
POESIA RELIGIOSA
Buscando a Cristo
A
vós correndo vou, braços sagrados,
Nesta
cruz sacrossanta descobertos,
Que,
para receber-me, estais aberto,
E,
por não castigar-me, estais cravados.
À
vós, divinos olhos, eclipasados,
De
tanto sangue e lágrimas cobertos,
Pois
para perdoar-me estais despertos,
E
por não perdoar-me estais fechados.
À
vós, pregados pés por não deixar-me
À
vós, sangue vertido para não urgir-me,
À
vós, cabeça baixa para chamar-me:
À
vós, lado patente, quero unir-me
À vós, cravos
preciosos, quero atar-me
Para ficar unido,
atado e firme
cabana – casa
picardia – velharia
vinha – trabalho
esquadinha – examina
usuras – luxo
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