Romantismo






ROMANTISMO - (Poesia)
(1836 – 1881)

No ano de 1836 é publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. Esse é considerado o ponto de largada deste período na literatura de nosso país.

A literatura brasileira só teve um desenvolvimento significativo com a fuga da família real portuguesa de Napoleão para o Brasil que realizou grandes avanços artísticos e culturais mas com grande influencia europeia, porém, as classes sociais dominantes ficaram insatisfeitos com o império gerando tentativas de independência com a conquista dela em 1822 por Dom Pedro I causando um forte sentimento nacionalista.

Outra característica importante é que o Brasil era uma das únicas colônia a ter um sistema econômico escravista gerando oposições entre os  autores da época fazendo obras com temas direta ou indiretamente abolicionistas.  

Características

·                 Oposição ao clássico
·                 Estrutura de texto em prosa, longo
·                 Desenvolvimento de um núcleo central
·                 Narrativa ampla refletindo uma sequência de tempo
·                 O indivíduo passa a ser o centro das atenções
·                 Influencia a pintura, a música e a arquitetura
·                 Surgimento de um público consumidor (folhetim)
·                 Versos livres
·                 Versos brancos
·                 Exaltação do nacionalismo, da natureza e da pátria
·                 Criação de um herói nacional
·                 Sentimentalismo
·                 Supervalorização das emoções pessoais
·                 Subjetivismo
·                 Egocentrismo
·                 Saudades da infância
·                 Idealização da sociedade, do amor e da mulher
·                 Fuga da realidade



Essa fase literária foi composta de três gerações:


1ª Geração  - conhecida também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como " bom selvagem" e, portanto, o símbolo cultural do Brasil. Destaca-se nesta fase os seguintes escritores : Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.



2ª Geração - conhecida como Mal do século, Byroniana (influência de Lord Byron) ou fase ultra-romântica. Os escritores desta época retratavam os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade. Muitos escritores deste período morreram ainda jovens. Podemos destacar os seguintes escritores desta fase : Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.



3ª Geração - conhecida como geração condoreira, poesia social ou hugoana (influência de Vitor Hugo). textos marcados por crítica social. Castro Alves, o maior representante desta fase, criticou de forma direta a escravidão no poema Navio Negreiro.




Autores e Obras 

Primeira geração

- Gonçalves Dias - (1823-1864) - Primeiros cantos; Segundos cantos; Terceiros Cantos; Os timbiras; Sextilhas de Frei Antão (Poesia); Leonor de Mendonça; Beatriz Cenci; Patkull (teatro); Brasil e Oceania; Dicionário de lingua tupi

- Gonçalves de Magalhães - (1811-1882) - Poesias; Suspiros poéticos e saudades; A confederação dos Tamoios (poesia) Amância (novela); Antônio José ou O poeta e a inquisição; Olgiato (teatro)

- Manuel de Araújo Porto Alegre - (1806-1879) - Brasilianas; Colombo

Segunda geração

- Álvares de Azevedo - (1831-1852) - Lira dos vinte anos; O conde Lopo (poesia); Noite na Taverna; O livro de Fra Gondicario (prosa); Macário (teato)

- Cassimiro de Abreu - (1839-1860) - As primaveras (poesia); Camões e o Jaú (teatro)

- Fagundes Varela (1841-1875) - Vozes da América; Estandarte Auriverde; Cantos do Ermo e da Cidade; Cantos religiosos; Diário de Lázaro; Anchieta ou O evangelho nas selvas

- Junqueira Freire - (1832-1855) - Inspirações do claustro


Terceira geração

- Castro Alves (1847-1871) - Espumas flutuantes; Os escravos; A cachoeira de Paulo Afonso; Hinos do Equador (poesia); Gonzaga ou A revolução de Minas (teatro)

- Sousândrade (Joaquim de Sousa Andrade, 1833-1902) - Obras poéticas; Harpa selvagem; Guesa errante

- Tobias Barreto (1837-1889) - Dias e noites






ROMANTISMO (Prosa)


- Bernardo Guimarães - (1825-1884) - O ermitão de Muquém; Lendas e romances; O garimpeiro; O seminarista; O índio Afonso; A escrava Isaura; O pão de ouro; Rosaura, a enjeitada; Jupira (romances); Cantos da solidão (poesia)

- Franklin Távora - (1842-1888) - A trindade Maldita; Os índios do Jaguaribe; A casa de palha; Um casamento no arrabalde; O cabeleira; O matuto; Lourenço.

- Joaquim Manuel de Macedo - (1820-1882) - A moreninha; O moço loiro; Os dois amores; Rosa, Vicentina; A carteira do meu tio; A luneta mágica; As vítimas algozes, Nina; A Namoradeira; Mulheres de matilha; Um noivo e duas noivas.

- José de Alencar - (1829-1877) - Cinco minutos; A viuvinha; Sonhos D’ouro; Encarnação; Senhora; Diva; Lucila; A pata da gazela (romances urbanos); As minas de prata; A guerra dos mascates; Alfarrábios (romances históricos); O sertanejo; O gaúcho (romances regionalistas); Til; O tronco do Ipê (romances rurais); Iracema; O guarani; Ubirajara (romances indianistas); A noite de São João, O crédito; Demônio familiar; Verso e reverso; As asas de um anjo; Mãe; O jesuíta (teatro)



- Manuel Antônio de Almeida - (1831-1861) - Memórias de um sargento de milícias

- Visconde de Taunay (Alfredo D’Escragnolle Taunay - 1843-1899) - Inocência; A retirada da Laguna; Lágrimas do coração; Histórias brasileiras

- Teixeira de Souza (1812-1861) - Os filhos do pescador; Tardes de um pintor


ROMANTISMO (Teatro)

- Martins Pena (1815-1848) - O juiz de paz na roça; O cinto acusador; A família e a festa da roça; Os dois ou O inglês maquinista; Judas em Sábado de Aleluia; O diletante; O noviço; As casadas solteiras; O cigano; Os ciúmes de um pedestre; O usuário; A barriga do meu tio; As desgraças de uma criança

- Paulo Eiró (1836-1871) - Sangue limpo




Martins Pena



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