Romantismo
ROMANTISMO
- (Poesia)
(1836 – 1881)
No
ano de 1836 é publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de
Magalhães. Esse é considerado o ponto de largada deste período na literatura de
nosso país.
A literatura
brasileira só teve um desenvolvimento significativo com a fuga da família real
portuguesa de Napoleão para o Brasil que realizou grandes avanços artísticos e
culturais mas com grande influencia europeia, porém, as classes sociais
dominantes ficaram insatisfeitos com o império gerando tentativas de
independência com a conquista dela em 1822 por Dom Pedro I causando um forte
sentimento nacionalista.
Outra característica importante é que o Brasil era uma das únicas colônia a ter um sistema econômico escravista gerando oposições entre os autores da época fazendo obras com temas direta ou indiretamente abolicionistas.
Outra característica importante é que o Brasil era uma das únicas colônia a ter um sistema econômico escravista gerando oposições entre os autores da época fazendo obras com temas direta ou indiretamente abolicionistas.
Características
·
Oposição
ao clássico
·
Estrutura
de texto em prosa, longo
·
Desenvolvimento
de um núcleo central
·
Narrativa
ampla refletindo uma sequência de tempo
·
O
indivíduo passa a ser o centro das atenções
·
Influencia
a pintura, a música e a arquitetura
·
Surgimento
de um público consumidor (folhetim)
·
Versos
livres
·
Versos
brancos
·
Exaltação
do nacionalismo, da natureza e da pátria
·
Criação
de um herói nacional
·
Sentimentalismo
·
Supervalorização
das emoções pessoais
·
Subjetivismo
·
Egocentrismo
·
Saudades
da infância
·
Idealização
da sociedade, do amor e da mulher
·
Fuga
da realidade
Essa
fase literária foi composta de três gerações:
1ª
Geração - conhecida
também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase
valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que
era apresentado como " bom selvagem" e, portanto, o símbolo cultural
do Brasil. Destaca-se nesta fase os seguintes escritores : Gonçalves de
Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.
2ª
Geração - conhecida
como Mal do século, Byroniana (influência de Lord Byron) ou fase
ultra-romântica. Os escritores desta época retratavam os temas amorosos levados
ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da
morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade. Muitos escritores
deste período morreram ainda jovens. Podemos destacar os seguintes escritores
desta fase : Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.
3ª
Geração - conhecida
como geração condoreira, poesia social ou hugoana (influência de Vitor Hugo). textos
marcados por crítica social. Castro Alves,
o maior representante desta fase, criticou de forma direta a escravidão no
poema Navio Negreiro.
Autores e Obras
Primeira geração
-
Gonçalves Dias
- (1823-1864) - Primeiros cantos; Segundos cantos; Terceiros Cantos; Os
timbiras; Sextilhas de Frei Antão (Poesia); Leonor de Mendonça; Beatriz Cenci;
Patkull (teatro); Brasil e Oceania; Dicionário de lingua tupi
- Gonçalves
de Magalhães - (1811-1882) - Poesias; Suspiros poéticos e saudades; A
confederação dos Tamoios (poesia) Amância (novela); Antônio José ou O poeta e a
inquisição; Olgiato (teatro)
- Manuel
de Araújo Porto Alegre - (1806-1879) - Brasilianas; Colombo
Segunda geração
- Álvares
de Azevedo - (1831-1852) - Lira dos vinte anos; O conde Lopo (poesia);
Noite na Taverna; O livro de Fra Gondicario (prosa); Macário (teato)
- Cassimiro
de Abreu - (1839-1860) - As primaveras (poesia); Camões e o Jaú (teatro)
- Fagundes
Varela (1841-1875) - Vozes da América; Estandarte Auriverde; Cantos do Ermo
e da Cidade; Cantos religiosos; Diário de Lázaro; Anchieta ou O evangelho nas
selvas
-
Junqueira Freire - (1832-1855) - Inspirações do claustro
Terceira geração
- Castro Alves (1847-1871) - Espumas
flutuantes; Os escravos; A cachoeira de Paulo Afonso; Hinos do Equador
(poesia); Gonzaga ou A revolução de Minas (teatro)
- Sousândrade
(Joaquim de Sousa Andrade, 1833-1902) - Obras poéticas; Harpa selvagem; Guesa
errante
- Tobias
Barreto (1837-1889) - Dias e noites
ROMANTISMO
(Prosa)
- Bernardo
Guimarães - (1825-1884) - O ermitão de Muquém; Lendas e romances; O
garimpeiro; O seminarista; O índio Afonso; A escrava Isaura; O pão de ouro;
Rosaura, a enjeitada; Jupira (romances); Cantos da solidão (poesia)
- Franklin
Távora - (1842-1888) - A trindade Maldita; Os índios do Jaguaribe; A casa
de palha; Um casamento no arrabalde; O cabeleira; O matuto; Lourenço.
- Joaquim
Manuel de Macedo - (1820-1882) - A moreninha; O moço loiro; Os dois amores;
Rosa, Vicentina; A carteira do meu tio; A luneta mágica; As vítimas algozes,
Nina; A Namoradeira; Mulheres de matilha; Um noivo e duas noivas.
- José
de Alencar - (1829-1877) - Cinco minutos; A viuvinha; Sonhos D’ouro;
Encarnação; Senhora; Diva; Lucila; A pata da gazela (romances urbanos); As
minas de prata; A guerra dos mascates; Alfarrábios (romances históricos); O
sertanejo; O gaúcho (romances regionalistas); Til; O tronco do Ipê (romances
rurais); Iracema; O guarani; Ubirajara (romances indianistas); A noite de São
João, O crédito; Demônio familiar; Verso e reverso; As asas de um anjo; Mãe; O
jesuíta (teatro)
- Manuel
Antônio de Almeida - (1831-1861) - Memórias de um sargento de milícias
- Visconde
de Taunay (Alfredo D’Escragnolle Taunay - 1843-1899) - Inocência; A
retirada da Laguna; Lágrimas do coração; Histórias brasileiras
- Teixeira
de Souza (1812-1861) - Os filhos do pescador; Tardes de um pintor
ROMANTISMO
(Teatro)
-
Martins Pena (1815-1848) - O juiz de paz na roça; O cinto acusador; A
família e a festa da roça; Os dois ou O inglês maquinista; Judas em Sábado de
Aleluia; O diletante; O noviço; As casadas solteiras; O cigano; Os ciúmes de um
pedestre; O usuário; A barriga do meu tio; As desgraças de uma criança
-
Paulo Eiró (1836-1871) - Sangue
limpo
Muito bom, professor
ResponderExcluirShow de Bola
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